sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Lectio Divina - 19 de dezembro


REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA


(LECTIO DIVINA)


Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm


19 de dezembro


1) Oração


Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória

pelo parto virginal de Maria,

dai-nos venerar com fé pura

e celebrar sempre com amor sincero

o mistério tão profundo da encarnação

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

na unidade do Espírito Santo. Amém.


2) Leitura do Evangelho (Lucas 1, 5-25)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - 5Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada. 8Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. 14Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida fermentada, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto. 18Zacarias perguntou ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada. 19O anjo respondeu-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo. 21No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário. 22Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo. 23Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa. 24Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo: 25Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens. Palavra da salvação.


3) Reflexão

* O evangelho de hoje traz a visita do anjo Gabriel a Zacarias (Lc 1,5-25). O evangelho de amanhã vai trazer a visita do mesmo anjo Gabriel a Maria (Lc 1,26-38). Lucas coloca as duas visitas uma ao lado da outra, para que nós, lendo os dois textos com atenção, percebamos as pequenas e significativas diferenças entre uma e outra visita, entre o Antigo e o Novo Testamento. Procure e descubra as diferenças entre as visitas do anjo Gabriel a Zacarias e a Maria através das seguintes perguntas: Onde o anjo aparece? A quem aparece? Qual o anúncio? Qual a resposta? Qual a reação da pessoa visitada depois da visita? Etc.

* A primeira mensagem do anjo de Deus a Zacarias é: “Não ter medo!” Até hoje, Deus ainda causa medo em muita gente e até hoje a mensagem continua válida a mensagem: “Não ter medo!” Em seguida, o anjo diz: “Tua oração foi ouvida!” Na vida, tudo é fruto de oração!

* Zacarias representa o Antigo Testamento. Ele crê, mas sua fé está fraca. Depois da visita, ele fica mudo, incapaz de comunicar-se com as pessoas. A economia anterior, revelada em Zacarias, estava no fim das suas capacidades, tinha esgotado os seus recursos. A nova economia de Deus estava para chegar em Maria.

* No anúncio do anjo transparece a importância da missão do menino que vai nascer e cujo nome será João: “Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo”, isto é, João será uma pessoa inteiramente consagrada a Deus e à sua missão. “Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.", isto é, no menino João acontecerá o esperado retorno do profeta Elias que deverá vir realizar a reconstrução da vida comunitária: converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos.

* De fato, a missão de João foi muito importante. Para o povo ele era um profeta (Mc 11,32). Muitos anos depois, lá em Éfeso, Paulo ainda encontrou pessoas que tinham sido batizados no batismo de João (At 19,3)

* Quando Isabel, depois de velha, concebeu e ficou grávida, ela se escondeu por cinco meses. Maria, ao contrário em vez de se esconder saiu de casa e foi servir.

4) Para um confronto pessoal


1. O que mais chama a sua atenção nesta visita do anjo Gabriel a Zacarias?

2. Converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, isto é, reconstruir o tecido do relacionamento humano na base e refazer a vida em comunidade. Esta era a missão de João. Foi também a missão de Jesus e continua sendo a missão mais importante hoje. Como eu contribuo nesta missão?


5) Oração final


És tu, Senhor, a minha esperança,

és minha confiança, Senhor, desde a minha juventude.

Sobre ti me apoiei desde o seio materno,

desde o colo de minha mãe és minha proteção. (Sl 70, 5-6)

Um comentário:

  1. Acredito que podemos contribuir buscando a conversão na prática vivida no dia a dia. Nossos relacionamentos, nossas atitudes, pensamentos e palavras como resultado de uma mudança de vida, como cristãos que acreditam que a fé em Cristo Jesus tem força dentro de mim e de cada um de nós, nos impulsionando a sermos melhores, mais justos, solidários, amorosos. Resultado concreto na vida diária, não só nas palavras.
    Obrigada pela reflexão Dom Wilmar.

    ResponderExcluir